segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A MAGIA DA INTERNET


A MAGIA DA INTERNET
        Não canso de repetir a sábia frase de famoso psicólogo: A Internet é algo sofisticado, instrumento notável nas mãos de quem sabe manuseá-lo e arma perigosa para os ingênuos ou incautos. Recentemente eu me lembrei da asserção, por um pps que recebi, sobre a mágica cidade de Córdoba. Música maravilhosa da Orquestra Sinfônica de Córdoba, fotos, locais, dança. Ou ainda, algo precioso: de minha casa, pelo computador, conhecer e ouvir Bobby Mc Ferrin, gênio iluminado, de outro planeta.  
        Não fossem os e-mails, eu jamais teria conhecido a  Maria Carpi e Raquel Naveira, uma gaúcha, outra do Mato Grosso do Sul. De nossos contatos surgiu uma amizade plena de encantamento, com recados, notícias e troca de livros. E assim, não mais que de repente, como disse o Poetinha, fiquei amiga íntima das duas maiores poetisas vivas brasileiras. Amigos novos, notícias recentes, em sua casa, logo ao amanhecer, textos notáveis e reencontros com ex-alunos que surgem de um passado longínquo e hoje são brilhantes profissionais, nas mais diversas áreas.  No presente,  mulheres e homens maduros,  mas quem me escreve são os eternos adolescentes, jovens, repletos de sonhos. É como se, magicamente, o tempo não houvesse passado e eles continuam quase meninos ainda, dinâmicos, idealistas. E é a Internet que me propicia tudo isto,
          Relembrando esses presentes que recebi através da tela mágica, eu me comovo. Não poderia falar de todos, mas citemos Jacy Antunes, exemplo vivo do que afirmo. Leitora voraz, cinéfila, mulher inteligente e sensível, não adiantou ela retrucar que já tinha mais de cinquenta anos. Para mim, lendo-a, ou ouvindo-a ao telefone (voz de menina!), não era a farmacêutica ou a mãe de duas jovens, mas a eterna adolescente, cujos olhos só viam belezas em um futuro brilhante. Ou Eunice Mendes, que teima ter mais de quarenta, mas eu converso sempre  com a menina ; atriz, professora que ministra Cursos em todo o Brasil, ensinando pessoas a falar bem, como ter uma postura eficiente nos empregos. Antônio Ventura, juiz aposentado, poeta famoso. Como olhar para ele, com sessenta e não ver o menino de catorze, sentado à minha frente, fascinado com as palavras? O fenômeno Adriano Chan, escritor, professor, cineasta, diretor de teatro. É o meu adolescente que tem pouco mais de trinta anos. E a minha menina Sílvia Pereira, jornalista e cinéfila brilhante? Mais recentemente, a querida      Thaís Ismail. Eles são tantos, enriquecem meu mundo!
        Se não fora a Internet, eu não poderia conversar com eles sempre e com muitos outros que me visitam em e-mails inteligentes, íntimos, falando de seus planos, de seus sonhos. O que me aborrece é o mau gosto, porque não dizer, o crime contra a sabedoria de viver, de quem utiliza a Internet só para coisas tolas, vulgares, e o pior, às vezes fazem dela uma arma para falcatruas e/ou  cometer crimes hediondos.
        Os seres humanos são sempre um mistério. Vejo nas ruas, nos jornais televisivos, um formigueiro de pessoas com celulares, enviando eternas mensagens, ou utilizando a Rede Social só para tolices corriqueiras, filmezinhos de péssimo gosto, diálogos inócuos e vazios. Por que não utilizar a tecnologia, para enriquecer o conhecimento, a vida ?
        Sei que conselhos não são para serem seguidos. Ou como alguém disse, com ironia, são para serem usados ao contrário. Mas se muita gente acessasse  a Internet  de maneira sábia, talvez pudéssemos ser, realmente, a Era da Comunicação e não da Solidão.

6 comentários:

  1. Olá amiga virtual, mas tão real.

    Incrível não é mesmo?
    Já mencionei que morávamos na mesma cidade - Ribeirão Preto. Por algum tempo trabalhei na Secretaria da Cultura. Encontrava-a em eventos literários, inclusive num salão de ideias com o saudoso escritor Moacyr Scliar, mas jamais nos falamos. Que ironia do destino não é mesmo?
    Há anos me transferi para a cidade de São Carlos e a internet nos aproximou.
    São as sementes que germinam. São os replantios literários que florescem, dão frutos no outono.
    A galáxia internet compactuando a nosso favor. Ditosa tecnologia. Ferramenta proveitosa ou não, depende do ponto de vista de cada vista.
    Olhares vários. Encontros vários. É necessário que o joio cresça no meio do trigo.
    Bom estar aqui. Bom compartilhar lembranças. Inclusive aproveito para encaminhar minhas impressões recolhidas num encontro magnífico, quando a literatura era a tônica maior. http://retalhosdeleituras.blogspot.com.br/2012/11/encontro-literatura-ribeirao-preto-2006.html
    Mil felicitações para sua noite de autógrafo. Não poderei comparecer, mas não faltará oportunidade para o abraço caloroso. Dese já sinta-se abraçada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Inajá,
      Há almas que são irmãs. Elas se conhecem. Seu comentário é lindo. Venha sempre me visitar. O lançamento da segunda edição de Os Girassóis de Girona foi lindo! Encontrei ex-alunos notáveis, queridos, que não via há meio século... O salão estava cheio de pessoas adoráveis, flores, música, vinho bom. Enfim, noite inesquecível.
      Beijos.
      Ely

      Excluir
  2. Minha querida,

    Caixa de brinquedos é o titulo de uma cronica de Rubem Alves, onde ele simplifica uma tese de Santo Agostinho,sobre a existencia das caixas de ferramentas e a caixa de brinquedos. A primeira, das utilidades, contem os instrumentos que nos permitem viver e ganhar a vida: a minha contem minhas farmacopéias e meu diploma, alem da chave que permite abrir a caixa dos brinquedos ou das coisas desfrutáveis.
    Minha caixa está contem Reinações de Narizinho,Elegia,Ismalia,José, Cem anos de Solidão e muitos outros.
    Ontem adicionei esta sua cronica.
    Obrigado,

    Jacy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida,
      Sabe a impressão que tenho? No dia em que Deus a criou, caprichou na receita, enfeitou-a com virtudes e qualidades únicas. Quando acabou, sorriu satisfeito e ficou feliz. Pena que depois perdeu a receita. Que ELE a abençoe.
      Beijos.
      Ely

      Excluir
  3. Márcio Tubaldini Lisboa16 de novembro de 2012 às 17:03

    Querida Ely,
    Sou aficionado pela Internet, onde também pesquiso, conheço, trabalho, reviso, comunico-me, viajo... Realmente ela é excepcional, mas há as vertentes... inclusive a da reificação.
    Seu excelente artigo me lembrou um conto seu, "Opção pela Abismo", do livro Os Girassóis de Girona, 2ª edição, lançado esta semana. Aqui vai um fragmento:

    "Amanheci máquina, sem explicação plausível. Tento lembrar se a metamorfose foi lenta ou repentina. Não sei. Ela apenas foi. Aconteceu. Houve uma época, quando eu era muito humana, os sonhos emanavam do meu cerne, fluíam como perfume em frasco aberto. O corpo, a carne, tudo era uma lira sensível a qualquer doce aura, vibrando as cordas da emoção. E o coração batia desenfreado, os olhos abriam a possíveis horizontes mágicos, enchia os pulmões de desejos e sensações profundas. Inebriava. Eu sabia então ousar."

    Aproveito, outra vez, para lhe dar os parabéns por mais este livro e pela noite maravilhosa de lançamento! Que venham mais artigos e livros seus!
    E que as novas gerações aprendam a utilizar a Internet de forma sadia e construtiva!
    Beijos, com admiração, gratidão e carinho,
    Márcio.

    Márcio Tubaldini Lisboa, professor e revisor de textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio, meu querido!
      Todo escritor gostaria de ter um leitor perspicaz e inteligente como você, que percebe os detalhes mais importantes do texto, conhecedor da Língua Portuguesa, estudioso, enfim, perfeito! Realmente, meu texto Opção do Abismo tem tudo a ver com o A Magia da Internet. Quanto à segunda edição de Os Girassóis de Girona, que você revisou com carinho, que o livro tenha um belo destino. Estou com mais duas obras para novas edições, que sairão, talvez em 2013.
      Beijos!C
      Ely

      Excluir