domingo, 3 de fevereiro de 2013

MENALTON E O CASARÃO


MENALTON E  O CASARÃO

         O Casarão da Rua do Rosário (Editora Bertrand Brasil, 2012), livro mais recente de Menalton Braff, apresenta características muito específicas: o clima sombrio, distanciado da realidade, para recriá-la, o estilo solene, clássico, a linguagem bem cuidada. Nem o abundante emprego da próclise, até no início das frases, talvez para dar certa descontração, consegue burlar o tom da narrativa exímia, séria.      O tempo violentado da trama dá modernidade ao romance. No final, o quebra-cabeças montado realça a história de Palmiro e de sua família. Na realidade, as personagens principais são a família e o Casarão. Fica uma sensação que se explora pouco o mundo interior do herói. É como se, fechado em uma moldura, se enfatizassem mais as bizarras mulheres do Casarão e uma época conturbada.
         Nessa obra, mais que nas anteriores, MB tem um estilo sóbrio e clássico, devido principalmente      à linguagem elegante, com descrições que são puras joias literárias.
         Voltando às personagens femininas, que se realçam sobremaneira no romance, a mais forte é Isaura, mãe de Palmiro, como mãe, esposa, mulher avant la lettre. Mas realmente, quem rouba as cenas, sem dúvida, é Ataulfo, figura magnífica, criatura gauche, anjo torto cheio de pureza, íntimo das plantas, das flores e dos animais. Ele e Leão, criaturas não conspurcadas.
         Já no primeiro capítulo vem a apresentação do clã. O narrador vai descerrando as cortinas, em uma bela linguagem, com dados e minúcias. Em um “ritmo lento e asfixiante”, como analisa José Castello, na orelha do livro, o narrador convida o leitor para conhecer os atores da grande peça. Aqui e ali, alusões, sutilezas, pistas importantes; exemplo interessante, no final do capítulo 3, da parte Dois, dos subtítulos, é o vocabulário amplo, a riqueza de detalhes, o conhecimento da Natureza e da Botânica.
         Do clã feminino, significativa é Benvinda, a mais velha e a Guardiã, cuja morte inicia a trama e a finaliza. Amélia e Ivone são apresentadas com pinceladas fortes, como o ato  vergonhoso da última, acusada de fazer sex beast, ou zoofilia.
         Palmiro é uma personagem meio frágil, como se faltasse maior cuidado na sua feitura. Uma ou duas vezes, por exemplo, fala-se em sua bipolaridade, mas não há sintomas contundentes dessa síndrome.     Quanto a Bernardo, seu pai, que durante o romance não é uma personagem bem delineada, no final, na parte Cinco, com o aposto de O         Revolucionário, ele se torna uma figura forte e convincente.
         Se quiséssemos dizer que O Casarão da Rua do Rosário é uma obra sobre os horrores da Ditadura, não teríamos argumentos significativos. Aliás, todo o panorama político da trama é colocado em segundo plano. Os fatos históricos, sem nomes, sem datas, parecem mais apenas uma citação, como se fossem sobejamente conhecidos; lembram meras alusões políticas.
         Na realidade, o realçado acima não é uma falha; pelo contrário. Usar tintas mais fortes na vida das personagens, seus dramas, problemas, resoluções, batalhas e perdas, tudo tornou o romance mais universal.
         Como um grande cineasta que opta por certo distanciamento dos fatos, para melhor analisa-los, MB cria um narrador (Palmiro), que não julga, não explica, não elucida. Seu silêncio, no entanto, valoriza esse pano de fundo.
         José Castello, sábio e perspicaz, vê mais adiante, explicando o porquê do distanciamento: “Neste romance, Menalton Braff exercita seu fascínio pelo passado, transformando-o em um instrumento de devassa do presente”.
         Não é este um dos objetivos maiores da Literatura?

5 comentários:

  1. Obrigada, Augusto Aguiar. Meu comentário é apenas uma análise pela rama, pois o romance do Menalton é riquíssimo. Há muito mais que se poderia enfocar na obra.
    Ely

    ResponderExcluir
  2. Minha querida,

    Li outro dia um dos contos dele, do livro A sombra do Cipreste. Não o conhecia e fiquei surpresa ao saber que ele é morador de Serrana... Depois desta excelente crítica, vou coloca-lo na minha lista de compras literárias.
    Beijos.
    Jacy

    ResponderExcluir
  3. Querida Jacy,
    Menalton Braff é um excelente contista e romancista famoso. É um dos nomes mais expressivos de Ribeirão, da região e do Brasil. Muitos o julgam um dos grandes nomes da Literatura Brasileira hoje. Eu, que conheço toda sua obra, acho que têm razão. Sou meio suspeita, porque ele é um amigo muito querido. Mas basta ler o Prólogo do livro, de José Castello, grande entendedor da Crítica Literária, biógrafo, romancista, para ver que não exagero. Fico feliz que vá ler Menalton. Depois trocarmos impressões.
    Beijos.
    Ely

    ResponderExcluir
  4. O livro do Menalton é muito bom. É surpreendente quando passa da primeira fase, que nos dá a impressão de que não há nada mais a contar e com maestria, retoma a história com a perspectiva dos personagens, num encaixe dos fatos na vivência de cada um deles. Adorei o Casarão e o Tio Ataulfo encheu-me de poesia. E, para coroar, sua pequena resenha encantou-me pela precisão. Abraços.

    ResponderExcluir