domingo, 12 de janeiro de 2014

ANTISSENTIMENTO

                  ANTISSENTIMENTO

                    O amor não é bom
                    Ele quer o mal
                    Sente inveja e se envaidece
                    Da paz que se foi.
                    É jamais ganhar, só perder
                    Na dor, na dúvida, no medo
                    Da falácia, instável sensação
                    Da ânsia, do vazio, do oco
                    Da roubada alma.
                    É por vontade sonhar horizontes
                    E morrer sufocada entre montes
                    Grilhões do não saber
                    Quando ainda nem se viveu
                    E o fim já se delineou.
                    É servir, escravos os dois
                    Não há senhor / vencedor
                    Só nostalgia, amargura, a dor
                    Dos assinalados em desgraça.
                    Dos mortos na dúvida
                    Sufocamento sem fim
                    Porque o epílogo fatal
                    Prova sempre, efêmero, falaz
                    Que o amante sorve o veneno
                    Todavia não morre do mal.


                  CONFITEOR

                    De há muito eu te esperava
                    Sem saber que trazias
                    A chave de todos os mistérios.
                    Eras a resposta sagrada
                    Tesouro para mim guardado
                    Desde tempos imemoriais.
                    Hoje, quando me cobres
                    Com tuas asas de homem
                    De anjo? Transformas a vida
                    Em doce e manso happening
                    No paraíso só nosso
                    Ao nosso amor destinado.
                    Ah, Amado, é o verde, o silêncio
                    As flores coloridas que emolduram
                    Nosso ninho cálido, a brisa
                    Ou são tuas mãos tépidas
                    Que curam as chagas
                    Que a vida me presenteou
                    Como alçapões malditos
                    No inesperado das madrugadas?
                    Tu me tomas pelas mãos e dizes:
                    Vem, irmã, companheira, mulher minha,
                    O tempo dos sonhos e pesadelos
                    Tudo terminou. Sorris iluminado.
                    Como um deus, como meu homem.
                    Tu és plural. Menino, mago
                    Selvagem animal quando me possuis.
                    E tudo é belo, tem sentido
                    Porque sei que és meu
                    Nesta doce e mágica troca.
                                                
                                                     Ely Vieitez Lisboa

(*)Do livro Replantio de Outono, 2008.


                   
                             




Nenhum comentário:

Postar um comentário