segunda-feira, 4 de julho de 2011

VISÃO DE MUNDO

           
Declaradamente presentista, o passado só me interessa quando experiência plural, de todos. Quem tem o privilégio de viver muito, olha para trás e vislumbra mundos e tempos diversos. O interesse não é cantar um ou o outro, mas, com lucidez, observar as diferenças.
            São épocas, maneiras de ser, valores tão antagônicos, que o presente se torna um painel rico e preocupante; ele intriga e assusta, porque as causas e efeitos são conhecidos, todavia, as soluções para os pesadelos modernos são complexas e talvez utópicas.
            Pensadores atuais arrojados tentam minimizar a pretensa evolução, tachando-a de apenas outra maneira de ser. Pode haver até certa coerência nesta assertiva, mas o novo modus vivendi traz felicidade aos seres humanos de hoje?
            Tentemos um posicionamento neutro, objetivo, sem críticas ou denúncias. O que acontece na Escola? Antes era um local ameno e seguro, aonde as crianças iam para aprender, adquirir conhecimento, conceitos positivos que realçavam a cultura, a dignidade e o caráter. O professor era o exemplo a ser seguido, amigo, aquele que mostrava o  melhor caminho, a opção segura.
            Como entender a violência nas escolas, hoje? Detectar as causas é algo claro: a globalização, os maus exemplos da Televisão, a desagregação familiar, a falta de espiritualidade. Os efeitos são evidentes. Eles alimentam o monstro da mídia, hiena que se refestela na carniça dos vícios e da brutalidade, com seu duplo papel de informar e ensinar.
            Ora, junte-se à esta síndrome fatídica, os filmes, os games violentos, os crimes, a permissividade, achincalhando os valores morais. Tudo alicerça um verdadeiro complô para a bestialização do chamado homem moderno. Mencione-se também a falta de interesse pela cultura, em detrimento do ter, do possuir, do ganhar, no crescente número de adeptos do Capitalismo , do Moloch do dinheiro.
            O que dizer dos exemplos que vêm da cúpula? O tema da corrupção está muito explorado, com sequentes exemplos gritantes. Chistes, artigos sérios, letras musicais, tudo denuncia a corrupção de grande parte dos políticos. Todavia, após o julgamento dos processos, no final, eles deságuam na impunidade.
            Dia primeiro de junho, duas notícias de um jornal televisivo, preocuparam: um garoto de dois anos e pouco, que passa dez horas na Internet e a manuseia muito bem. Uma linda menina de quatro anos brinca com dois notbooks ao mesmo tempo, usando-os com extrema facilidade. Lembrei-me dos artigos de pessoas especializadas, alertando sobre o novo vício dos internautas precoces, que se transformam em doentes drogados, pelo exagero de horas no computador. Como será o futuro dos dois gênios mirins? Ainda em junho, o programa EPTV discutiu o problema com uma psicóloga e um neurologista, que realçaram todos os perigos físicos e mentais para as crianças que usam abusivamente o computador.
            Como se vê, é fácil citar a realidade estarrecedora, acrescida com o acirramento da pedofilia, a volta do nefando crime passional, do aumento absurdo da prostituição de mulheres, que são levadas a outros países, como gado para ser abatido. Enfim, é uma dolorosa síndrome de um mundo conturbado.
            Ora, a conclusão é insofismável: analisar o panorama atual tão nefasto é fácil, centenas de exemplos poderiam ser mencionados. As causas são conhecidas e óbvias. O grande problema, tão alarmante, é como enfrentar a inexorabilidade desta decadência. E o pior: Existem profilaxias? Há soluções para tais impasses?

9 comentários:

  1. Profilaxia existe sim.........acabar com as leis absurdas que interferem na educação dentro de casa. Acabar com a corrupção a partir do(a) chefe suprema da nação. Cadeia para politicos corruptos. Judiciario independente, e não como esse que está ai, todos indicado por lula. Como pode uma nação ter sido dirigido por um analfabeto e a seguir a mesma coisa.A Democracia não funciona em Pais de analfabetos.Ha uma inversão total de valores morais e espirituais.Vamos vender Jesus Cristo, porque é um insumo gratuito, pois assim são todos.É desanimador aos 75 anos ver toda essa degradação moral.
    Um amigo- Hugo

    ResponderExcluir
  2. Profilaxia existe sim: mantermos livres os professores que existem em nós. A despeito das realidades temporais, todo ser humano tem o desejo de aprender. Se a casa não é mais a primeira escola, se o lar não forma como deveria, cabe-nos a eterna tarefa de encantar e produzir novos contextos. Palavra de professora apaixonada pelo que faz, com 160 alunos universitários desafiadores, a quem por vezes ensino teorias complexas, outras, a não jogar papel no chão.

    ResponderExcluir
  3. Ely, meu comentário está baseado na criança/adolescente de ontem, porque hoje, já adulta, traz vestígios explícitos do arrombo que a mídia provocou.

    As pessoas estão ocupadíssimas!
    Além de ocupadas, têm pressa.
    Por que? Onde elas querem chegar?
    Por que tanta correria?
    Tão preocupadas em descobrir o mundo e sua própria casa não a conhecem!
    Estas pessoas não têm estrutura, estão a todo momento entregando-se ao ocio, às miudas manifestações, estão se degladiando entre o ter e o mais fácil.
    As pessoas se hospedam. Não criam construções próprias.
    Parece que nos tempos atuais, os homens procuram ser diferentes, atípicos, inventando moda, falando uma linguagem esdrúxula, incoerente, mostrando para as pessoas que são capazes de mudar o bom senso, anulando os paradigmas, desafiando uma corrente harmônica entre as palavras e as vestes.
    À medida que ele se alimenta de falsas filosofias, vai contabilizando no seu próprio cofre , todas reações adversas provocadas pelo desastroso ímpeto de ser.
    A palavra de ordem para eles é a aparência. Não cultuam o ser, adoram, evocam o ter, o poder.
    Daí, temos como resultado, um homem singular, agreste, solitário, desprestigiado, improdutivo, hilariamente, impróprio para dezoito anos.
    O homem desaprenderá de ser vaidoso.
    E quando esse dia chegar, te-lo-emos zerado toda estrutura presunçosa dele. Te-lo-emos modificado seus interesses e clareá-los para uma nova visão de viver.
    Quando o homem despir sua roupagem de ilusão, verá com clareza, sua forma ideal, pura, sem retoques.
    A vaidade é um projeto arquitetado. É aplicado no tempo e época convenientes.
    Quantos atos desnecessários!

    Aparecida

    ResponderExcluir
  4. Considero-me amigo de Jugurta que me enviou o blog e acredito na profilaxia da ineroxabilidade da decadência a partir do amor ao próximo, começando pelos descendentes.
    Soluções para o impasse, certamente, surgirão do diálogo entre gerações que se respeitem.

    ResponderExcluir
  5. Não há mais tempo para o presente. Tudo que desfila diante de nossos olhos tem um quê de futuro. Um viés de tecnologia a nos devorar, qual
    uma esfinge emaranha de celulares. É a "vida líquida", como nos ensina Zygmunt Bauman.

    ResponderExcluir
  6. Percebo que muitos, após verem as consequências da onipotência e egoísmo humanos, voltam-se para a verdadeira essência da vida, simplicidade, respeito, altruísmo, amor...

    ResponderExcluir
  7. Ely,

    O que sinto é que não podemos culpar o termômetro pela febre, se me permite usar este chavão. Você citou os drogados pela internet. A internet não é boa nem ruim; as pessoas que fazem bom ou mau uso dela, sim.
    Eu acredito em solução, sim. Temos de ser realistas e de entender que não existe remédio simples para problema complicado.
    A sociedade da Era Tecnológica ficou muito mais intrincada e os problemas ganharam dimensões inusitadas rapidinho, rapidinho.
    A violência sempre existiu e sempre vai existir. Acontece que a Tecnologia da Informação é tão avassaladora que dá visibilidade ao que é ruim num instante, enquanto o que é bom não ganha espaço nesta mesma mídia.
    O homem hoje é melhor do que ontem, porque ele evolui e tem mais consciência dos problemas coletivos do que tinha antes. Se não fosse assim, tudo que a Religião e a Filosofia nos tem ensinado ao longo dos séculos poderia ser jogado fora. Junto destas, as doutrinas espíritas e as grandes escolas místicas. Vamos rasgar e jogar fora tudo que aprendemos ao longa da História da Humanidade?
    Pense no seu vizinho do lado. Pense no universo de pessoas que você conhece. Há uma infinidade de pessoas boas e honestas muito acima do número dos desonestos e mal intencionados. O ser humano não é um caso perdido. É um ser em construção. E como tal, não está infenso a problemas, problemas cruciais.
    Repito: a mídia valoriza a desgraça porque esta atrai mais que a graça. E porque atrai, torna-se um dado econômico importante para movimentar bilhões na mercatilização do negativo. Ser bom e honesto é o normal; ser bandido é o que destoa. Logo, é o que chama a atenção, porque é o que aparece. Daí a adquirirmos a Síndrome do Apocalipse é um passo.
    (Continua)

    Waldomiro

    ResponderExcluir
  8. Ely,

    (continuação)
    É verdade que nossa Educação está sofrendo e que a decadência dela nos coloca na iminência de um colapso. E o pior: a Educação está em franca decadência no mundo todo. Os governantes perderam o "time" do problema e não apontam políticas educacionais adequadas. Mas o problema ganhou dimensão tal que hoje é uma preocupação de toda a sociedade. Não há fórmulas ainda para combater este mal, mas a consciência de que ele existe já é um bom caminho. Quando um problema nasce com o homem, é no homem que surge a solução.
    A Saúde anda precária em vários setores de nossa sociedade, mas faça uma reflexão de volta ao passado, quando as pessaos morriam de gripe, de escobuto, de malária, com paralisia infantil, de botulismo, de tuberculose. Hoje os desafios são outros, mas estão sendo enfrentados. São problemas novos que exigem soluções novas. A lei da sobrevivencia continuará imperando.
    Vivemos uma crise de valores: a corrupção nos grandes escalões parece que nunca será punida. o sentimento da impunidade está gerando um desconforto infernal em toda a sociedade. Mas esta mesma sociedade, nos seus atos mais comezinhos também é corrupta e tolerante com este cancro enquanto lhe parece não estar sendo afetada. Ledo engano: o que nos afeta no pouco, também nos afeta no muito; o que nos afeta no varejo, também nos afeta no atacado. Por outro lado, há uma consciência de que cada vez mais temos de adquirir tolerância zero com essa maldição em todos os escalões - do Gari ao Presidente - ou não ficaremos livres dela. Também é verdade que a mídia hoje dá mais visibilidade ao que acontece de errado nos escalões públicos e passamos a ter o sentimento de que a corrupção cresceu. Uma visão histórica do problema vai revelar que esta doença é antiga e que extirpá-la vai demandar também tempo e reeducação no trato da coisa pública. Mas tem de ser extirpada, sim! Como? este é o desafio.

    Waldomiro
    (continua)

    ResponderExcluir
  9. Ely,

    (continuação)
    A sociedade tradicional, que sempre foi resistente - quando não preconceituosa - contra as minorias, hoje está numa encruzilhada com a visibilidade que tem ganhado essa discussão. O tema da homossexualidade talvez seja o tema mais presente hoje, na mídia. Homens se casam com homens e mulheres se casam com mulheres. A homossexualidade sempre existiu; ela hoje tem uma dimensão nova. A televisão, revistas e jornais tratam deste assunto hoje com menor prurido. Isso está nos levando a todos, aceitando ou não, a uma profunda revisão dos valores gerais que norteiam as relações interpessoais e respectivos direitos civis. Isso é bom ou é ruim? A resposta, seja qual for, parece que nem importância tem, porque esse tema também vem ganhando uma dimensão nunca antes conhecida em função do papel da mídia. Este tema corre paralelo com o mal moderno do politicamente correto que tomou conta da sociedade nas últimas décadas, o que faz com que o assunto tivesse sido até então tratado veladamente. Se a sociedade discute o problema mais abertamente, algum resultado tem de sair desse imbróglio todo. O tempo dirá!
    A Escola e a Igreja tornaram-se presas fáceis de sua própria tradição e não conseguem acompanhar a mudança dos tempos. São instituições em crise por não avançarem com a velocidade dos instrumentos hoje à disposição de todos, tais como: celular, Ipod, Ipad, portáteis em geral poderosíssimos, em interface com a internet. Os jormais e revistas são mais interativos que antes, ferramentas ágeis e instantâneas como MSN, Skype, Facebook, Twitter, colocando todo mundo em um mundo conectado em tempo real. Este seu blog é um exemplo da facilidade de discutir um problema e este ganhar o mundo sem barreiras, a não ser o não domínio do idioma em que está sendo discutido. Neste contexto, a Escola do giz e do cuspe, com professores verdadeiras metralhadoras giratórias em sala de aula, falando pelos cotovelos, e a Igreja das homilias e dos sermões intermináveis para meia dúzia de fieis, como é que ficam!? É absolutamente certo que não há mais lugar para elas neste mundo da velocidade e da globalização em tempo real, com tudo que acontece. É um desafio e tanto!

    Partindo da crença de que o homem evolui e que melhora ao longo dos tempos, é certo que vai encontrar a solução para "enfrentar a inexorabilidade desta decadência", sim.

    Eternamente o homem enfrenta o enigma da Esfinge: decifra-me ou te devoro. Sempre haverá Sanchos Panças e Quixotes. Os desafios humanos se sucedem, igualmente as soluções. Viver é uma imposição. Então o homem tem de resolver seus próprios problemas. Ou não sobreviverá.
    - Simples assim?
    - Não! Quem disse que é simples?!

    Waldomiro

    ResponderExcluir