terça-feira, 2 de outubro de 2012

CAMINHOS DE BICICLETA


CAMINHOS DE BICICLETA
          Tenho procurado conhecer  toda a vasta obra da grande escritora Raquel Naveira, um dos talentos literários  mais versáteis da literatura brasileira atual. Ela trabalha com maestria os gêneros prosa e verso. Caminhos de Bicicleta, (Miró Editorial Ltda. , 2010) é um livro fascinante. Nada mais adequado que citar as palavras sábias, no final do Prefácio da famosa escritora Renata Pallottini, apresentando a obra. “Caminhos de Bicicleta: caminhos simples, mas trabalhados.                                 
.Exercício e resultado, visão de mundo, acréscimo e objetividade. Um livro enriquecedor, multiforme, digno, vale a pena, e o leitor confirmará esta suspeita”.         
        Cada subtítulo é, inicialmente, uma crônica, seguida após, por um poema sobre o tema abordado O primeiro texto é um apanhado criativo e variado do que é ganhar uma bicicleta. Sob a ótica lírico-filosófica de Raquel Naveira, a bicicleta é mais uma vara mágica, um documento de emancipação, descoberta poética, ritual de passagem, a mais pura alegria. Como muito bem observa Renata Pallottini: “O modo de tratamento escolhido para esta seleção é subjetivo; trata-se do que marcou os dias da escritora; tudo é valioso, tudo pode ser motivo de divagação e de escavação na terra da ideia. Raquel não despreza nenhum assunto e não estabelece critérios. Tanto vale a origem de uma palavra fundamental em seu próprio nascimento, quanto o louvor a um herói, a um poema, a uma fadista”.
          Muito já se estudou, na literatura, sobre o olhar novo, a outra roupagem que o escritor cria, para temas já abordados inúmeras vezes. A alusão, por exemplo, à obra O Pequeno Príncipe, de Exupéry,  famosa no mundo todo, traduzida em muitas línguas, peça teatral, filme, surge aos olhos de     RN, na crônica e no poema, como algo original e mais universal. Assim é também quando ela aborda os Mitos, tema recorrente em suas obras. Raquel consegue sempre um enfoque novo.
          Em uma mistura aparentemente complexa, nossa Musa de Campo Grande ousa cantar também poetas famosos, de hoje e do passado, cidades, locais públicos e figuras importantes da política nacional, como Getúlio Vargas. Quando fala do grande estadista, usa a sugestiva figura de linguagem da preterição, fechando a crônica com a citação da famosa frase da carta-testamento.
          A ousadia literária da autora enriquece os textos com uma linguagem conotativa rica, faz incursões ao passado, quando encontra e conversa com Rui Barbosa, ou comenta o romance premiado de Luiz Ruffato, Eles Eram Muitos Cavalos, inspirado no famoso poema Dos Cavalos da Inconfidência, de Cecília Meireles. Há também crônicas dedicadas a mulheres notáveis, escritoras, escrivãs, poetisas, almas gêmeas em essência, da autora.
          Partindo de um seriado americano que marcou sua infância, Raquel aborda o tema da Feiticeira: “Nós, mulheres, temos ligações com as forças ocultas e com os espíritos (...) , fada druídica,  sacerdotisa, sibila de todas as criaturas, filhas de uma longa história registrada em nossa psique”. Neste e em outros textos, realça-se um erotismo lírico, que me encanta sobremaneira, a mim, com dois contos sobre este tema,  em A Senhora das Sombras, cuja primeira edição é de 1994.
          E seguem os caminhos de bicicleta de RN, trilhas reais e surrealistas, encontro com  Cidades, rios, recriação de episódios  históricos,  figuras míticas, escritores famosos como  a emblemática Rosalía de Castro, a Galega, mergulhos corajosos nas regiões abissais da própria Raquel, neste livro de uma riqueza ímpar, aureolado de grande talento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário